Representantes das entidades membros inseridas nos dez municípios vinculados ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga participaram da primeira Assembleia Geral Ordinária na tarde desta sexta-feira, dia 22, em Içara. O presidente do Comitê José Carlos Virtuoso e os participantes foram acolhidos pelo prefeito de Içara, Murialdo Gastaldon, que ressaltou a importância das ações desenvolvidas pelo órgão. O presidente Virtuoso completou a colocação do prefeito explicando sobre o Plano de Gerenciamento dos Recursos Hídricos. “Será um grande passo para definir a utilização destes recursos visando o sustentabilidade”, afirmou.
Durante a reunião, a consultora do Comitê, Cenilda Mazzucco, apresentou o relatório de atividades de 2012 e os projetos em andamento para este ano. “Vamos dar encaminhamento ao projeto de desassoreamento de um trecho do Rio Urussanga mobilizando os prefeitos no próximo mês”, comentou. Segundo Virtuoso, o desassoreamento requer agilidade. “Há uma emergência neste encaminhamento, pois o resultado não foi discutido com os prefeitos. A ideia é realizar uma audiência pública com as autoridades e a sociedade”, pontuou. Além de acompanhar o andamento do projeto de desassoreamento do Rio Urussanga, o Comitê busca a Elaboração do Plano de Bacia e a captação de recursos direcionada para a proteção das águas e os projetos de educação ambiental.
A próxima ação do Comitê acontecerá no dia 22 de março para celebrar o Dia Mundial da Água. “Elaboramos uma programação que será divulgada em breve. Decidimos fazer um concurso fotográfico e outras ações que contemplarão os municípios”, ressaltou Cenilda. O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga participará de uma exposição dos Comitês de Bacias Catarinenses no Centro Administrativo do Estado de Santa Catarina em março.
Texto e imagens: Eliana Maccari - Assessora de Imprensa
Presidente do Comitê, José Carlos Virtuoso |
Presidente do Comitê e o prefeito de Içara Murialdo Gastaldon |
Nenhum comentário:
Postar um comentário