28 de jan. de 2019

Verão: Uso consciente da água garante recurso para todos

Com o sol e as altas temperaturas, a água torna-se um dos elementos mais requisitados e consumidos durante o verão. Por isso, o alerta é para o uso consciente deste bem natural, a fim de assegurar água em qualidade e quantidade para todos, uma das premissas do trabalho do Comitê da Bacia do Rio Urussanga.

Ser participativo e contribuir neste sentido são formas de utilizar os recursos hídricos de modo racional. Para a gerente de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos, vinculada a Diretoria de Operação e Meio Ambiente da CASAN, Patrice Juliana Barzan é fundamental conhecer o lugar onde moramos e o equilíbrio do ecossistema.

“De onde vem a água que nos abastece? Para onde vai nosso esgoto? O que acontece com os resíduos (lixo)? Saber se tem algum rio, córrego, nascente no nosso bairro e a importância destes elementos no equilíbrio ou desequilíbrio do nosso ambiente. O consumo consciente não acontece apenas dentro da nossa casa ao minimizar o desperdício de água nas nossas atividades diárias. Tudo começa quando nos reconhecemos como parte ativa e positiva em todas as atividades que nos rodeiam”, salienta.

Atualmente a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) está presente em 192 municípios de Santa Catarina, e em dois dos maiores municípios, com relação a números de habitantes, Criciúma e Içara, da bacia do rio Urussanga. Um comparativo entre o verão de 2017 e o de 2018 com o inverno de 2018 mostra um aumento de consumo no verão equivalente a 12% nos sistemas operados pela CASAN.

Observar os hábitos e promover mudanças também contribuem para o uso consciente. “É importante participar das campanhas de reciclagem, observar nossos hábitos de geração de resíduos e utilização da água, a fim de minimizar a geração e utilização destes recursos, zelando pela limpeza das ruas e áreas comuns da comunidade e principalmente pela proteção de rios e nascentes. Além disso, dentro de nossas residências e locais de trabalho, devemos utilizar a água de forma racional, nas atividades de higiene pessoal, serviços de limpeza e de produção industrial”, pontua.

Os consumidores de água ajudam a preservar este recurso natural quando compreendem a importância dos cuidados com o meio ambiente. Desta forma, os consumidores tornam-se multiplicadores de bons hábitos e informações.

Texto: Eliana Maccari - Jornalista MTB JP 04834 SC
Colaboração: Rose Maria Adami - Técnica em Recursos Hídricos da AGUAR para o Comitê da Bacia do Rio Urussanga


Nenhum comentário:

Postar um comentário