Entre os meses de julho e agosto, a sociedade participou efetivamente de encontros regionais e oficinas temáticas promovidas pela coordenação do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Urussanga. Centenas de cidadãos representantes de diversos setores mostraram interesse em acompanhar este projeto e apontaram problemas e soluções para a gestão da água.
Na tarde desta quinta-feira, dia 30 de agosto, uma oficina temática envolveu os municípios de Criciúma, Içara, Morro da Fumaça e Treze de Maio. Na oportunidade, a equipe técnica do Plano fez a identificação da dinâmica social da bacia com o uso de metodologias e através da manifestação dos participantes. A proximidade e o envolvimento de órgãos no processo ligado aos recursos hídricos, as situações problemáticas e as necessidades atuais e futuras foram assuntos levantados.
Após três encontros regionais e três oficinas temáticas em diferentes municípios da região Sul de Santa Catarina, o Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Urussanga segue o cronograma de etapas e ações. A próxima prevista também na etapa B do projeto contempla uma campanha de cadastro de usuários de água. A intenção é levantar dados que possam contribuir para o planejamento e a gestão.
"O cadastro será intensificado nesta próxima ação. É um momento muito importante e que precisa contar com a participação da sociedade, pois as informações levantadas serão fundamentais para o gerenciamento dos recursos hídricos", pontua o coordenador do Plano, Celso Albuquerque. O projeto está sendo desenvolvido por técnicos da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e supervisionado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (SDS) e pelo Comitê da Bacia do Rio Urussanga.
O PLANO
Um grupo, formado por pessoas de diferentes setores da sociedade, continuará contribuindo com a construção do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Urussanga. O documento, previsto para ser entregue em novembro de 2019, determinará os critérios necessários para recuperação, preservação e conservação da água, além de definir o cenário atual de oferta e demanda, projetar os possíveis panoramas futuros e estabelecer ações e metas estratégicas a serem executadas em curto, médio e longo prazo.
A finalidade é garantir água em quantidade e qualidade aos diversos usos e o desenvolvimento sustentável da bacia hidrográfica do Rio Urussanga, que abrange 10 municípios: Balneário Rincão, Cocal do Sul, Criciúma, Içara, Jaguaruna, Morro da Fumaça, Pedras Grandes, Sangão, Treze de Maio e Urussanga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário