20 de abr. de 2018

Ações educativas são apresentadas em etapa regional da Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente

A etapa regional da V Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, realizada no dia 20 de abril, em Criciúma, contou com palestra de abertura, apresentação de projetos de ação desenvolvidos nas escolas pelos delegados e eleição para escolha dos projetos que serão expostos na etapa estadual.
A palestra de abertura do evento, ministrada pela professora Livia da Silva Feltrin e sua ex-aluna Natiely Matos Ferreira dos Santos, apresentou parte do resultado das atividades do programa de educação ambiental “Aprender e Ensinar nas Águas dos Rios”, desenvolvido por professores da Secretaria de Educação de Criciúma e coordenado pelo Comitê da Bacia do Rio Urussanga no ano de 2016. 
"Desenvolver esse projeto na escola foi um desafio de grande aprendizagem para todos. Apresentar parte dos resultados na etapa regional desta Conferência nos mostra que valeu a pena todos os esforços desempenhados. Mas, por outro lado, também nos mostra que o trabalho desenvolvido não tem um fim. É algo contínuo”, frisou Livia.
Para Natiely dos Santos, uma das alunas que participou dos trabalhos na Escola Municipal Padre Ludovico Coccolo de Criciúma, apresentar o trabalho mostrou a ela a percepção de aprender e ensinar. "Percebi que além de aprender também foi possível ensinar outras pessoas sobre a importância da água no planeta. Levarei isso para minha vida pessoal", comentou. 
A coordenadora de educação ambiental do Comitê, Rose Maria Adami, salientou que a multiplicação da ideia que a água pode ser o eixo norteador de ações educativas no contexto educacional na Conferência é de suma importância, pois auxilia na formação de cidadãos conscientes do lugar que ocupa no mundo e de suas responsabilidades ambientais. 
A etapa da V Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente em Criciúma contou com a participação dos delegados, suplentes, professores e diretores de 27 escolas das redes de ensino estadual, municipal e particular dos 12 municípios da AMREC. Na oportunidade, delegados escolhidos na primeira etapa da Conferência nas instituições de ensino apresentaram os projetos de ação desenvolvidos nas escolas, que envolviam identificação e recuperação de nascentes, reciclagem de lixo, maquetes de aproveitamentos de água da chuva, de bacias hidrográficas e de filtro de água e esgoto, identificação de animais, limpezas de córregos, elaboração de hortas e jardins nas escolas, entre outros. Além de ações educativas nas instituições de ensino ocorreu o envolvimento da comunidade de entorno por meio de palestras, folders, limpezas, caminhadas, elaboração de livros, entre outras ações.
Depois das apresentações, para seguir o princípio de “jovem escolhe jovem”, os próprios delegados elegeram cinco projetos de ação desenvolvidos nas escolas para serem apresentados na etapa estadual. Esta etapa será realizada em Laguna, no início do mês de maio, com a participação de 121 delegados oriundos das 35 Gerências Regionais de Educação e da Coordenadoria Regional de Educação da Grande Florianópolis.  
O Comitê da Bacia do Rio Urussanga foi convidado pela Gerência Estadual de Educação de Criciúma para participar da Comissão Organizadora da V Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, que organizou a etapa regional, em Criciúma, envolvendo os 12 municípios da AMREC. 

SAIBA MAIS 
A preocupação com o uso da água, recurso natural mais explorado na atualidade, deve iniciar desde cedo na vida dos cidadãos. Pensando nisso, a V Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente deste ano tem como objetivo estimular o diálogo entre professores e alunos do ensino fundamental e a reflexão sobre as questões socioambientais nas escolas. O evento tem como tema “Vamos Cuidar do Brasil: Cuidando das Águas” e está em conformidade com o 8º Fórum Mundial da Água, que trouxe para Brasília, em março, mais de 120 mil pessoas de 172 países para discutir o tema água.
A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é uma iniciativa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), constituído pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), como estratégia de mobilização de adolescentes e jovens do país, a fim de promover a reflexão, o desenvolvimento de estudos e pesquisas, no contexto da temática socioambiental, no âmbito escolar e seu entorno.
A Conferência ocorre a cada dois anos, envolvendo as escolas de todo o País das redes estaduais, municipais e particulares de ensino, a partir de quatro momentos distintos que abrangem as conferências escolares, regionais, estaduais e nacional. 






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