28 de out. de 2017

Assembleia aprova grupo de trabalho para revisão regimento

O Comitê da Bacia do Rio Urussanga realizou uma Assembleia Geral Extraordinária no dia 27 de outubro, na Associação Empresarial de Criciúma (ACIC). Representantes de entidades membros aprovaram a formação de um grupo de trabalho para realizar uma nova revisão do regimento interno do Comitê devido a nova resolução do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, que substituiu a Resolução CERH nº 16/2016. 
O técnico da Diretoria de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Cesar Seibt participou da reunião e fez uma explanação sobre a necessidade da colaboração dos membros no processo de revisão. Cesar comentou a respeito do andamento do processo de implantação da entidade executiva que irá apoiar os Comitês da Bacias dos rios Urussanga e Araranguá, com previsão de contratação da entidade no mês de novembro deste ano. 


30 de set. de 2017

Ações do Comitê Rio Urussanga integrarão Fórum Mundial da Água

As ações de articulação, mobilização e comunicação desenvolvidas no Comitê da Bacia do Rio Urussanga representaram Santa Catarina no Encontro Regional Sul, nos dias 27 e 28 de setembro, em Foz do Iguaçu (PR), organizado pela Itaipu Binacional e pela Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (REBOB) com o apoio da Agência Nacional de Águas (ANA). O evento é uma ação preparatória para o 8º Fórum Mundial da Água, que será realizado em Brasília, em março de 2018.

Os três estados da região Sul do Brasil expuseram experiências de boas práticas ambientais relacionadas à água. Por Santa Catarina, a coordenadora de educação ambiental do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, Dra. Rose Maria Adami apresentou o projeto “Estratégias de Articulação, Mobilização e Comunicação na Bacia do Rio Urussanga, Extremo Sul Catarinense, Região Hidrográfica de Atlântico Sul - 2012 a 2016”.

As experiências expostas foram avaliadas pelo superintendente de gestão ambiental da Itaipu Binacional e pelo diretor da REBOB. Aprovadas nesta seleção, as ações desenvolvidas pelo Comitê da Bacia do Rio Urussanga serão apresentadas no Fórum Mundial da Água no próximo ano. Organizado pelo Conselho Mundial da Água em parceria com o país sede, este evento torna-se o mais relevante do setor no planeta e é realizado a cada três anos. A expectativa é reunir cerca de 40 mil pessoas de mais de 150 países que irão promover um diálogo sobre o aproveitamento racional e sustentável.

SAIBA MAIS
O trabalho desenvolvido no Comitê da Bacia do Rio Urussanga contemplou ações envolvendo plano de comunicação, visitas técnicas aos municípios da bacia hidrográfica, atividades de educação ambiental, organização de eventos e campanha de cadastro de usuários de recursos hídricos com a finalidade de buscar a participação dos gestores públicos e lideranças dos municípios inseridos na bacia e desencadear a gestão de recursos hídricos de forma integrada e participativa.

As ações, realizadas entre 2012 e 2016, foram coordenadas pela consultora técnica Cenilda Maria Mazzucco e desenvolvidas pela jornalista Eliana Maria Maccari, na assessoria de imprensa, engenheira ambiental Helen Becker Feltrin, na coordenação da campanha de cadastro, Rose Maria Adami, na coordenação de educação ambiental, e contou com o apoio dos auxiliares administrativos, José Elson Bittencourt e Marlene Zannin.



21 de set. de 2017

Comitê participa de Fórum Brasileiro e Encontro Catarinense de Educação Ambiental

A coordenadora de Educação Ambiental do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, Dra. Rose Maria Adami participou do IX Fórum Brasileiro de Educação Ambiental e do IV Encontro Catarinense de Educação Ambiental, entre os dias 17 e 20 de setembro, em Balneário Camboriú. Os eventos foram coordenados pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) com apoio da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA-SC) e Governo de Santa Catarina.

Quase 2 mil pesquisadores nacionais de Educação Ambiental, além de instituições ligadas ao meio ambiente, como o Ministério de Meio Ambiente e a Agência Nacional de Águas (ANA), participaram das ações. Na ocasião, Rose Maria Adami expôs o trabalho “Ações Educativas no Ensino de Geografia Voltadas à Educação Ambiental”, juntamente com Simone Carvalho da Silva, professora da rede Estadual de Ensino de Criciúma. 

O conteúdo apresentado foi fruto do trabalho desenvolvido em 2016 no projeto “Aprender e Ensinar nas Águas dos Rios do Município de Criciúma”, com três turmas de 8º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Jorge da Cunha Carneiro, em Criciúma. 

A coordenadora de Educação Ambiental do Comitê da Bacia do Rio Urussanga também participou de uma mesa de discussão chamada “Política de Educação Ambiental e as Águas: Redes de Educação Ambiental e Fortalecimento de Comitês de Bacias”, juntamente com outros pesquisadores de Santa Catarina, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, bem como integrou a comissão científica do evento.





17 de jul. de 2017

Workshop internacional discute desenvolvimento sustentável de bacias hidrográficas

A coordenadora de Educação Ambiental do Comitê Rio Urussanga, Dra. Rose Maria Adami participou do VI Workshop Internacional sobre Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Bacias Hidrográficas (PDSBH), em Uberlândia (MG), entre os dias 11 e 15 de julho, na Universidade Federal de Uberlândia. O evento contou com a presença de pesquisadores de universidades das cinco regiões do Brasil, instituições estrangeiras da América Latina e da Europa, além de técnicos da Agência Nacional de Águas (ANA), Ministério do Meio Ambiente, os Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs), entre outros órgãos.
A programação contemplou palestras, mesas de diálogos, espaços de diálogos das exposições de trabalhos, atividades culturais, minicursos e visitas a campo em lugares distintos de Uberlândia e municípios vizinhos. No primeiro dia, pesquisadores convidados, entre eles Rosa Maria, reuniram-se com o Reitor da Universidade Federal de Uberlândia para firmar parcerias entre os pesquisadores das Universidades brasileiras e estrangeiras. 
A coordenadora de Educação Ambiental do Comitê Rio Urussanga, que integrou a comissão organizadora do evento, também apresentou dois trabalhos em forma de painel com os títulos “A Educação Ambiental como Proposta de Instrumentalização dos Atores Sociais para Gestão de Recursos Hídricos na Bacia do Rio Urussanga, em Santa Catarina” e “A Participação da População na Gestão de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Urussanga, Extremo Sul de Santa Catarina, Brasil”. O último artigo foi escrito com Graziela Elias, aluna do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do centro Universitário Barriga Verde (Unibave). 
"É uma grande honra participar deste evento que reúne profissionais do mais alto nível em planejamento de recursos hídricos em bacias hidrográficas da América do Sul e da Europa. A participação no evento e a troca de experiências proporcionará um grande aprendizado profissional e projetará a Instituição no âmbito estadual, nacional e internacional. Workshop Internacional é um evento técnico-científico de suma importância para o desenvolvimento de técnicas e políticas de gestão ambiental nos territórios das bacias hidrográficas, realizado de dois em dois anos que reúne pesquisadores, técnicos, gestores e estudantes nacionais e estrangeiros de diversas áreas da ciência ambientais", explica Rose.




30 de jun. de 2017

Assembleia reúne entidades membros e expõe situação financeira

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga e Bacias Contíguas realizou uma Assembleia Geral Ordinária na tarde do dia 30 de junho, na Associação Empresarial de Criciúma (ACIC). Na oportunidade foi apresentada aos representantes das entidades membros a prestação de contas do último exercício, a atual a situação financeira, o plano de atividades de 2017 e o andamento do processo de implantação da entidade executiva dos comitês do Extremo Sul Catarinense. 


26 de jun. de 2017

Encontro discute gestão de Bacias Hidrográficas frente às mudanças climáticas

Representantes de organismos de bacia da América Latina participaram de um encontro em Florianópolis entre os dias 21 e 23 de junho. O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga e Bacias Contíguas foi representado por Carla Possamai Della, Rose Maria Adami e Cenilda Maria Mazzucco. Durante o evento, com o tema “Gestão de bacias hidrográficas frente às mudanças climáticas”, foram apresentadas experiências exitosas da gestão de recursos hídricos desenvolvidas na América do Sul, Central, Caribe e México. 

O encontro foi organizado pela Rede Latino Americana de Organismos de Bacias Hidrográficas (RELOB) e integra a agenda preparatória para o 8º Fórum Mundial da Água que acontecerá em Brasilia, em março de 2018. O presidente da RELOB, Lupercio Ziroldo enfatizou que a participação da sociedade nos processos de gestão da água torna todos responsáveis pela qualidade, quantidade e compartilhamento dos recursos hídricos.



9 de jun. de 2017

Semana do Meio Ambiente encerra com ação na Praça de Urussanga

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga e Bacias Contíguas participou, no dia 9 de junho, de uma ação especial na Praça Anita Garibaldi, em Urussanga, para o encerramento da “Semana Municipal do Meio Ambiente”. O evento contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Urussanga, Diretoria de Agricultura, Diretoria de Educação, SAMAE, Fundação Ambiental Municipal de Urussanga (FAMU), Vigilância Sanitária Municipal, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), CIRSURES, Comitê da Bacia do Rio Urussanga, Empresas Rio Deserto, EPAGRI, Grupo Escoteiro Urussanga, i9 Tecnologia Sustentável.

A atividade teve como tema os Resíduos Sólidos e buscou chamar a atenção da população para os problemas que a gestão inadequada de resíduos sólidos podem ocasionar, tanto para o meio ambiente quanto para a saúde das pessoas, além de promover a consciência ambiental. A ação contou com doação de mudas, recolhimento de lixo eletrônico, bem como ações o consumo consciente da água, preservação do meio ambiente, entre outras atividades.

Fotos: Jéssica Pereira - Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Urussanga




28 de mar. de 2017

Diretoria discute funcionamento do Comitê

Integrantes da diretoria do Comitê da Bacia do Rio Urussanga se reuniram na manhã de segunda-feira, dia 27 de março, no escritório sede do órgão colegiado, a fim de deliberarem sobre questões relacionadas ao funcionamento do Comitê. 

Os membros levantaram encaminhamentos ligados à situação financeira, a adequação da nova sala, bem como o andamento do processo de implantação da entidade executiva para os comitês do Extremo Sul catarinense (Urussanga e Araranguá).


20 de mar. de 2017

Reunião orienta profissionais para consulta pública sobre Educação Ambiental de Santa Catarina

A coordenadora de educação ambiental do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, Rose Maria Adami participou, no dia 15 de março, em São José, de uma reunião do Conselho Interinstitucional de Educação Ambiental de Santa Catarina (CIEASC), entidade vinculada à Gerência de Planejamento e Educação Ambiental. Na oportunidade a coordenadora representou o Fórum Catarinense de Comitê de Bacias Hidrográficas.

Durante o encontro foi elaborada a orientação metodológica para os Grupos de Trabalho de Educação Ambiental (GTEAs) das 10 regiões hidrográficas de Santa Catarina a fim de participarem da Consulta Pública sobre a Política Estadual de Educação Ambiental de Santa Catarina (ProEEA/SC) e o Programa Nacional de Educação Ambiental (PRONEA).

A partir do mês de abril a sociedade poderá sugerir mudanças na Política Estadual de Educação Ambiental de Santa Catarina (ProEEA/SC) e no Programa Nacional de Educação Ambiental (PRONEA). "Por meio de um site, que será amplamente divulgado, será garantido o direito democrático dos cidadãos de participarem da avaliação e sugestão dessas políticas públicas de suma importância para a sociedade", explica Rose.



16 de mar. de 2017

Novo regimento interno é aprovado em assembleia

Representantes de entidades membros do Comitê da Bacia do Rio Urussanga se reuniram na tarde de quarta-feira, dia 15, para conhecer as alterações no regimento interno sugeridas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (SDS) e Diretoria de Recursos Hídricos de Santa Catarina.

As propostas foram apresentadas pela consultora do Programa SC Rural, contratada pela SDS, Dra. Noemia Bohn. Ao final da assembleia, os participantes aprovaram o novo regimento interno. As mudanças irão entrar em vigor no prazo de um ano a partir da data da publicação no Diário Oficial do Estado.

Entre as principais alterações está o nome do órgão colegiado, que passa a ser Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga e Bacias Contíguas. O órgão consultivo e deliberativo também possuirá atribuições normativas.  

Novos critérios e procedimento de escolha ou renovação das organizações que compõem o Comitê foram definidos. O órgão deverá promover periodicamente a eleição dos representantes dos setores, que serão escolhidos em encontros setoriais públicos envolvendo usuários de água, população da bacia e órgãos da administração federal e estadual. Estas mudanças visam renovar os representantes do Comitê e oportunizar a participação de outras entidades. O mandato das entidades membros do Comitê será de quatro anos, sendo permitida a recondução.



13 de mar. de 2017

Capacitação reativa grupos de trabalho de educação ambiental

A coordenadora de educação ambiental do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, Rose Maria Adami participou de um curso de formação de educadores ambientais realizado nos dias 8 e 9 de março, na Epagri de Araranguá. Também acompanharam a capacitação representantes dos Comitês Araranguá e Mampituba e outras entidades de cunho ambiental. O curso "Grupo de Educação Ambiental das Regiões Hidrográficas de Santa Catarina: um Compromisso com a Vida" buscou reativar e fortalecer os Grupos de Trabalho de Educação Ambiental (GTEAs) nas dez regiões hidrográficas de Santa Catarina.

A capacitação foi ministrada pelo Grupo de Trabalho de Educação Ambiental da Região Hidrográfica do Vale do Itajaí (GTEA RH07) em parceria com a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado (CIEA/SC) e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS). 

No primeiro dia, os comitês das bacias dos rios Araranguá e Urussanga apresentaram as experiências que desenvolvem com educação ambiental nos municípios inseridos nas duas bacias hidrográficas. No encerramento da capacitação, os participantes dos municípios inseridos nas bacias dos rios Urussanga, Araranguá e Mampituba escolheram a coordenação do GTEA RH10. A presidência ficou a cargo de representantes da bacia do rio Mampituba. Uma nova reunião foi agendada para o mês de abril. 

Para Rose Maria Adami, esses cursos pelo Estado são de suma importância para reunir pessoas que trabalham em prol da educação ambiental. “A reativação do grupo de trabalho de educação ambiental da RH10 ocorreu em boa hora, pois este ano o Fórum Brasileiro de Educação Ambiental ocorrerá em Santa Catarina e é uma ótima oportunidade para contribuirmos com as discussões do Programa Estadual de Educação Ambiental e também para mostrarmos ao Brasil as atividades que desenvolvemos no âmbito das três bacias hidrográficas que compõem a Região Hidrográfica do Extremo Sul Catarinense”, salienta.      



12 de jan. de 2017

Regimento do Comitê da Bacia do Rio Urussanga é discutido em reunião extraordinária

Membros da diretoria do Comitê da Bacia do Rio Urussanga se reuniram na tarde de segunda-feira, dia 9, na sede da Fundação do Meio Ambiente de Içara (FUNDAI), para analisar e discutir alterações no decreto de criação e regimento do órgão colegiado. 

A reunião extraordinária contou também com a participação do representante da Diretoria de Recursos Hídricos do Estado, Tiago Zanatta, e da consultora do Programa SC Rural, Dra. Noemia Bohn, bem como da nova presidente do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, Carla Possamai Della.

Noemia apresentou os principais pontos da análise baseada em normas estaduais e federais e expôs as sugestões de alteração relacionadas a temas como identificação, natureza jurídica, área de atuação, competências, composição, estrutura funcional, entre outros. 

Os assuntos levantados e debatidos serão submetidos em Assembleia Geral Extraordinária prevista para os próximos meses.