18 de nov. de 2016

Oficina de trabalho apresenta metas do programa PROCOMITÊS da Agência Nacional de Águas

Representantes do Comitê da Bacia do rio Urussanga participaram de uma oficina de trabalho nos dias 16 e 17 de novembro, no Centro de Treinamento da Epagri de Itajaí, sobre o Programa Nacional de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas (PROCOMITÊS). O encontro foi promovido pela Agência Nacional de Águas (ANA) em parceria com a Diretoria de Recursos Hídricos (DRHI) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Santa Catarina (SDS). A consultora técnica Cenilda Maria Mazzucco e o engenheiro ambiental Guilherme Semprebom Meller, representante da entidade membro Associação Catarinense de Engenheiros Ambientais (ACEAMB), acompanharam a capacitação. 

Na oportunidade, o representante da ANA, Agustin Trigo destacou o objetivo do PROCOMITÊS, que é fortalecer o sistema de gestão de recursos hídricos. Segundo Trigo, Santa Catarina é o primeiro Estado a ser visitado para apresentação das metas do programa. Na oficina de trabalho, os técnicos da Agência Nacional de Águas (ANA) discutiram o quadro de indicadores e metas com os representantes de todos os comitês catarinenses e profissionais da SDS/DRHI. Foram apresentados também os principais objetivos do PROCOMITÊS como, por exemplo, contribuir para o aperfeiçoamento da capacidade operacional dos Comitês, promover ações de comunicação para reconhecimento dos comitês pela sociedade, aumentar a velocidade de implementação dos instrumentos de gestão de recursos hídricos, entre outros. A abrangência do programa é nacional com duração de 5 anos. 

"O programa aportará recursos financeiros aos estados, que deverão ser aplicados exclusivamente em apoio aos comitês de bacias hidrográficas. O aporte financeiro estará condicionado ao alcance de metas estabelecidas em comum acordo entre ANA, entidade estadual gestora de recursos hídricos, comitês de bacias hidrográficas e conselho estadual de recursos hídricos. A referência é o valor de R$ 50 mil ao ano para cada comitê de bacia estadual indicado pelo correspondente órgão gestor estadual de recursos hídricos", explica Cenilda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário