A consultora do programa SC Rural que atua no Comitê da Bacia do Rio Urussanga, Cenilda Mazzucco, participou do Fórum Estadual de Preservação de Água, realizado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) no dia 19 de março. Promovido pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), em parceria com a Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Alesc, o evento contou com a participação de técnicos do setor, representantes dos comitês de bacias hidrográficas, estudantes e profissionais da área.
Durante palestra, a consultora do Banco Mundial, Carmen Molejon, destacou as prioridades da instituição nos projetos hídricos do Brasil. “Estes planos para os Estados podem prevenir eventos extremos, como escassez de água e as cheias”, destacou. Carmen explanou, ainda, sobre como dar sustentabilidade ao gerenciamento das bacias hidrográficas. Por fim, ela falou sobre um estudo que está sendo realizado na Argentina com foco na irrigação complementar e novas áreas de exploração de água.
No período da manhã, o Fórum contou com palestras de representantes da Agência Nacional de Águas (ANA) e Ministério do Meio Ambiente (MMA), que falaram sobre os desafios, perspectivas e planejamento para a gestão dos recursos hídricos. Segundo o secretário da SDS, Carlos Chiodini,, a meta do Governo catarinense é fortalecer os comitês de bacias hidrográficas existentes, dar personalidade jurídica a todos os comitês, criar uma rede e investir em tecnologia para o monitoramento de eventos climáticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário