O planejamento e a gestão dos recursos hídricos, a fim de garantir a disponibilidade de água para todas as atividades sociais e econômicas atuais e futuras, serão discutidos na próxima segunda-feira, dia 2 de junho, a partir das 19h30min, no auditório da Associação Empresarial de Criciúma (ACIC). O encontro, promovido pelos Comitês de Gerenciamento das Bacias dos Rios Araranguá, Tubarão e Urussanga em parceria com a ACIC e UNESC, abre a Semana do Meio Ambiente na região e tem o objetivo de sensibilizar o setor empresarial sobre a importância da participação ativa nos processos de gestão pública da água. O evento é aberto e direcionado para empresários, usuários de água, gestores públicos, representantes de Comitês de Gerenciamento de Bacias Hidrográficas e da Diretoria de Recursos Hídricos do Estado de Santa Catarina e interessados.
“Este setor é usuário e grande dependente da água para as suas atividades. Desta forma, ciente do seu papel como ator no processo, o setor poderá colaborar no sentido de fornecer informações cadastrais de uso da água que contribuirão para a definição de estratégias para as políticas de gerenciamento dos recursos hídricos. Ou seja, trata-se de uma parte fundamental no processo que precisa conhecer melhor o assunto e compreender que o processo em questão lhe é muito mais estratégico e fundamental do que este possa imaginar no tocante à sua sustentabilidade futura. Se não houver água disponível, não há economia”, ressalta o presidente do Comitê do Rio Urussanga, José Carlos Virtuoso.
O diretor do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (MG), com experiência em gestão de recursos hídricos e em gestão pública como prefeito de Rio Claro (SP), Dr. Claudio Di Mauro, ministrará uma palestra sobre a importância dos recursos hídricos para as atividades de desenvolvimento industrial. Durante o evento será apresentado o andamento da elaboração do Plano da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá, as etapas de elaboração e a necessidade da participação e acompanhamento de todos os setores. "Como resultado desse encontro, espera-se uma maior participação e envolvimento dos usuários de água das bacias dos rios Urussanga, Araranguá e Tubarão. Somente com planejamento e participação de todos os setores na gestão, será possivel garantir água em quantidade e qualidade para atender todos os usos atuais e futuros", frisa a consultora do Programa SC Rural, que atua no Comitê do Rio Urussanga, Cenilda Mazzucco.
FÓRUM CATARINENSE DE COMITÊS
Segundo o presidente do Comitê do Rio Urussanga, José Carlos Virtuoso, a programação na Semana do Meio Ambiente visa difundir mais o papel dos Comitês e também de fortalecimento com a realização do Fórum Catarinense de Comitês de Bacias Hidrográficas na região Sul de Santa Catarina. O evento acontecerá nos dias 2 e 3 de junho em Araranguá e Criciúma com o intuito de discutir alternativas de estruturação e operacionalização dos comitês de bacias catarinenses. “Estão sendo aguardados cerca de sessenta participantes, representando os dezesseis comitês de bacias do Estado, além de representantes da diretoria de recursos hídricos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável. Temos muitos obstáculos a superar e a articulação dos Comitês por meio do seu fórum é o meio pelo qual se pretende avançar”, salienta Virtuoso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário