27 de mai. de 2014

Semana do Meio Ambiente: Eventos discutirão a gestão dos recursos hídricos

O planejamento e a gestão dos recursos hídricos, a fim de garantir a disponibilidade de água para todas as atividades sociais e econômicas atuais e futuras, serão discutidos na próxima segunda-feira, dia 2 de junho, a partir das 19h30min, no auditório da Associação Empresarial de Criciúma (ACIC). O encontro, promovido pelos Comitês de Gerenciamento das Bacias dos Rios Araranguá, Tubarão e Urussanga em parceria com a ACIC e UNESC, abre a Semana do Meio Ambiente na região e tem o objetivo de sensibilizar o setor empresarial sobre a importância da participação ativa nos processos de gestão pública da água. O evento é aberto e direcionado para empresários, usuários de água, gestores públicos, representantes de Comitês de Gerenciamento de Bacias Hidrográficas e da Diretoria de Recursos Hídricos do Estado de Santa Catarina e interessados.

“Este setor é usuário e grande dependente da água para as suas atividades. Desta forma, ciente do seu papel como ator no processo, o setor poderá colaborar no sentido de fornecer informações cadastrais de uso da água que contribuirão para a definição de estratégias para as políticas de gerenciamento dos recursos hídricos. Ou seja, trata-se de uma parte fundamental no processo que precisa conhecer melhor o assunto e compreender que o processo em questão lhe é muito mais estratégico e fundamental do que este possa imaginar no tocante à sua sustentabilidade futura. Se não houver água disponível, não há economia”, ressalta o presidente do Comitê do Rio Urussanga, José Carlos Virtuoso.

O diretor do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (MG), com experiência em gestão de recursos hídricos e em gestão pública como prefeito de Rio Claro (SP), Dr. Claudio Di Mauro, ministrará uma palestra sobre a importância dos recursos hídricos para as atividades de desenvolvimento industrial. Durante o evento será apresentado o andamento da elaboração do Plano da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá, as etapas de elaboração e a necessidade da participação e acompanhamento de todos os setores. "Como resultado desse encontro, espera-se uma maior participação e envolvimento dos usuários de água das bacias dos rios Urussanga, Araranguá e Tubarão. Somente com planejamento e participação de todos os setores na gestão, será possivel garantir água em quantidade e qualidade para atender todos os usos atuais e futuros", frisa a consultora do Programa SC Rural, que atua no Comitê do Rio Urussanga, Cenilda Mazzucco. 

FÓRUM CATARINENSE DE COMITÊS
Segundo o presidente do Comitê do Rio Urussanga, José Carlos Virtuoso, a programação na Semana do Meio Ambiente visa difundir mais o papel dos Comitês e também de fortalecimento com a realização do Fórum Catarinense de Comitês de Bacias Hidrográficas na região Sul de Santa Catarina. O evento acontecerá nos dias 2 e 3 de junho em Araranguá e Criciúma com o intuito de discutir alternativas de estruturação e operacionalização dos comitês de bacias catarinenses. “Estão sendo aguardados cerca de sessenta participantes, representando os dezesseis comitês de bacias do Estado, além de representantes da diretoria de recursos hídricos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável. Temos muitos obstáculos a superar e a articulação dos Comitês por meio do seu fórum é o meio pelo qual se pretende avançar”, salienta Virtuoso. 


15 de mai. de 2014

Comitês de bacias do Sul organizam Fórum Catarinense de Comitês

Consultores e representantes dos Comitês de bacias dos rios Araranguá, Tubarão e Urussanga se reuniram na UNESC nesta semana para definir a programação do Fórum Catarinense de Comitês de Bacias Hidrográficas, que acontecerá nos dias 2 de junho, no Centro de Treinamento da EPAGRI, em Araranguá, e 3 de junho, na UNESC, em Criciúma.

Neste ano, o evento terá como tema principal “Operacionalização dos Comitês – Desafios estruturais e organizacionais”. O encontro reunirá cerca de sessenta representantes de dezesseis Comitês de Bacias de Santa Catarina. Criados de acordo com a Lei 9.433/1997, os Comitês de Gerenciamento de Bacias Hidrográficas são órgãos colegiados com atribuições de caráter consultivo e deliberativo e integram o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. As entidades que compõem os Comitês do Estado representam os segmentos de usuários de água, setor governamental e sociedade civil. 


9 de mai. de 2014

Projeto sobre o Rio Urussanga será encaminhado para a FAPESC

O geólogo e doutor em geografia, Dr. Antonio Silvio Jornada Krebs e a engenheira ambiental Marcia de Souza (SATC/CTCL) apresentaram à diretoria do Comitê do Rio Urussanga, no dia 6 de maio, a proposta do projeto intitulado “Caracterização e definição de medidas mitigadoras para as áreas de riscos relacionadas a alagamentos e movimentos gravitacionais na área correspondente a bacia hidrográfica do Rio Urussanga/SC”, que está sendo encaminhado para apoio da FAPESC. “O referido projeto é de grande importância para o planejamento do desenvolvimento territorial, uso e ocupação do solo e para o gerenciamento dos recursos hídricos da Bacia do Rio Urussanga”, frisou o presidente do Comitê do Rio Urussanga, José Carlos Virtuoso, em recomendação para aprovação do projeto. “O mapeamento resultante poderá subsidiar com informações técnicas a elaboração do Plano de recursos hídricos desta bacia hidrográfica, com início previsto para 2015, pois identificará as áreas de risco de inundações e deslizamentos, permitindo definir as ações, planos, programas e projetos prioritários, para a proteção, preservação e recuperação dos recursos hídricos da bacia”, acrescentou.




Diretoria discute programação da Semana do Meio Ambiente

A diretoria do Comitê da Bacia do Rio Urussanga se reuniu no dia 6 de maio para discutir a programação com atividades inseridas na Semana do Meio Ambiente, em parceria com a Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). A organização do Fórum Catarinense de Comitês de Bacias Hidrográficas também constou na pauta de discussões.

Comitê recebe apoio de bolsistas da UNESC e UNIBAVE

A coordenadora do Laboratório de Gestão de Recursos Hídricos da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Yasmine Moura da Cunha, e a professora da Universidade Barriga Verde (UNIBAVE), Rose Maria Adami, apresentaram à diretoria do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, no dia 6 de maio, dois projetos aprovados que disponibilizam um total de três bolsistas para auxiliar na execução das atividades do Comitê da Bacia do Rio Urussanga. 

2 de mai. de 2014

Comitê do Rio Urussanga participa de oficina de trabalho em Florianópolis

Representantes dos 16 comitês de bacias hidrográficas catarinenses se reuniram em Florianópolis nos dias 29 e 30 de abril e participaram de uma Oficina de Trabalho com representantes da Agência Nacional de Águas, Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, Diretoria de Recursos Hídricos e do Programa SC Rural. Com o tema "Sustentabilidade dos Comitês de Bacias Catarinenses", a oficina apresentou a realidade atual dos Comitês referente a sustentabilidade financeira e operacional, experiências no país e identificou potenciais modelos institucionais de entidades capazes de fazer frente às demandas dos comitês de bacia de Santa Catarina.

O presidente do Comitê do Rio Urussanga, José Carlos Virtuoso, o assessor administrativo José Elson Bittencourt e a consultora da SDS/Programa SC Rural, Cenilda Maria Mazzucco, representaram o órgão colegiado no encontro. “Estes encontros são processos de capacitação fundamentais para que Comitê possa ter mais instrumentos para conseguir compreender melhor o papel das políticas públicas e melhorar nossa atuação”, frisa o presidente.

Segundo a consultora, a oficina de trabalho evidenciou os problemas financeiros e operacionais dos comitês de bacia. "Novos encontros e encaminhamentos serão realizados para a construção e viabilização de um modelo para a sustentabilidade dos comitês de bacias hidrográficas catarinenses", explica a consultora. Na oportunidade, o Comitê do Rio Urussanga articulou e confirmou a realização do Fórum Estadual de Comitês nos dia 2 e 3 de junho, em Criciúma.