Autoridades e moradores da região participaram do “Fórum de debate em celebração ao Dia Mundial da Água”, na noite de quinta-feira, dia 21, na Câmara de Vereadores de Içara. A Promotora de Justiça de Içara, Maria Claudia Tremel de Faria, o Procurador da cidade, Walterney Réus, a consultora do Comitê do Rio Araranguá, Michele Pereira da Silva, e o presidente do Comitê do Rio Urussanga, José Carlos Virtuoso, foram convidados pelo presidente da Fundai, Eduardo Rocha de Souza, para debater sobre os desafios e conflitos na gestão dos recursos hídricos.
O presidente do Comitê do Rio Urussanga, José Carlos Virtuoso, frisou a importância e atuação dos Comitês de Bacia. “O Comitê é um mecanismo que discute e propõe ações em prol da água e dos interesses da comunidade. Nosso papel é discutir políticas para os recursos hídricos, remetendo uma reflexão à sociedade. Como presidente, a maior responsabilidade é contribuir no diálogo e entendimento, já que a água é um bem coletivo”, explicou. Segundo Virtuoso, atualmente o Comitê vivencia uma etapa essencial. “Estamos tratando sobre o plano de gestão da bacia. O uso da água nas atividades simples e complexas está em pauta e o nosso desafio é lidar com os aspectos culturais e os conflitos. O plano de bacia dará um direcionamento para a gestão dos recursos, de forma que a água possa ser utilizada com responsabilidade, garantindo quantidade e qualidade no presente e futuro”, salientou.
Questões atuais e futuras em relação ao uso da água também foram discutidas durante o evento. “Nós, seres humanos, utilizamos a água sem pensar na gestão e precisamos mudar nossas atitudes em relação a isso. Os recursos hídricos são para todos e o uso primordial da água não é para o setor econômico. A vida se renova quando quebramos antigos paradigmas e quando faltar água o dinheiro que tivermos não vai poder comprar o solo, a preservação e água. Por isso precisamos mudar o presente para as futuras gerações”, ressaltou Virtuoso.
Vencedores do concurso fotográfico “Águas do Urussanga” são premiados
No encerramento do evento, os vencedores do concurso fotográfico “Águas do Urussanga”, que recebeu mais de 60 inscrições, foram divulgados e premiados. Na categoria preservação, João Marino Vieira, com uma fotografia da Praia do Torneiro, em Jaguaruna, conquistou o primeiro lugar. Franciele Piccollo, com uma imagem de Cocal do Sul, ficou na segunda colocação, e Mariele Cremer ganhou o terceiro lugar na categoria com um registro feito no bairro Rio Maior, em Urussanga. Na categoria degradação, João Paulo Melo de Castro recebeu o primeiro lugar com uma imagem do bairro Nova Itália, em Urussanga. A diretora da escola Pietro Maccari, de Morro da Fumaça, Talita Bortolatto, representou os alunos e recebeu a segunda colocação na categoria com um registro feito durante uma saída a campo. Paulo Roberto Citadin ficou em terceiro lugar com uma fotografia em um local do bairro Santana, em Urussanga. As primeiras colocações foram contempladas com máquinas fotográficas digitais, as segundas colocações ganharam celulares e os terceiros lugares receberam o valor de 100 reais.
Texto e imagens: Eliana Maccari - Assessora de Imprensa do Comitê
|
Presidente Virtuoso durante pronunciamento |
|
Mariele Cremer - 3º lugar - Categoria preservação - Prêmio: R$ 100,00 |
|
Professor Bill De Nez representando Franciele Piccollo - 2º lugar - Categoria preservação - Prêmio: Celular |
|
Representante de João Marino Vieira - 1º lugar - Categoria preservação - Prêmio: Máquina fotográfica digital |
|
Paulo Roberto Citadin - 3º lugar - Categoria degradação - Prêmio: R$ 100,00 |
|
Talita
Bortolatto, diretora da E. E. B. M. Pietro Maccari, representando os
alunos da 7ª série - 2º lugar - Categoria degradação - Prêmio: Celular |
|
João Paulo Melo de Castro - 1º lugar - Categoria degradação - Prêmio: Máquina fotográfica digital |
Nenhum comentário:
Postar um comentário