29 de jun. de 2015

Pesquisadores apresentam trabalhos do Comitê Rio Urussanga em congresso internacional

Discutir de que forma os cidadãos lidam com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável será o objetivo do 8º Congresso Mundial de Educação Ambiental (WEEC), que acontecerá em Gothenburg, na Suécia, entre os dias 29 de junho e 02 de julho. Neste ano, com o tema “Planeta e Pessoas: Como Desenvolver Juntos?”, o Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), de Orleans, apresentará um estudo envolvendo o Comitê da Bacia do Rio Urussanga.

O trabalho denominado “Movilización y Conscientização de los Actores Sociales del Comité de la Cuenca del Río Urussanga, Extremo Sur de Santa Catarina (Brasil)” será apresentado pela coordenadora de educação ambiental do Comitê e professora da Unibave, Rose Maria Adami, e pela aluna do curso de Engenharia Ambiental, Graziela Elias.

"O Congresso é o ponto de encontro de pessoas de diversos países que trabalham com educação ambiental e desenvolvimento sustentável. É uma oportunidade para socializar os trabalhos que estão sendo desenvolvidos em Educação Ambiental e conhecer os trabalhos de outros pesquisadores. Será uma grande vitrine e trará grande visibilidade ao Comitê da Bacia do Rio Urussanga devido a sua importante atuação em Santa Catarina", explica Rose.

Além desse estudo, dois trabalhos da professora Rose Adami, juntamente com a professora Yasmine de Moura da Cunha, da Unesc, que também abordam temas relacionados ao Comitê da Bacia do Rio Urussanga, foram aprovados no XVI Simpósio Brasileiro de Geografia Aplicada, que será realizado em Teresina, no Piauí, de 28 de junho a 04 de julho.

Unibave tem a maior delegação da América do Sul no congresso internacional



18 de jun. de 2015

Fórum Catarinense dos Comitês de Bacias encerra com ato público

Representantes dos Comitês de Bacias Hidrográficas de todas as regiões de Santa Catarina se reuniram nos dias 16 e 17 de junho, no Centro de Treinamento da EPAGRI, em Campos Novos, para participar do Fórum Catarinense dos Comitês de Bacias Hidrográficas e tratar de diversos assuntos relacionados ao panorama atual da Política Nacional de Recursos Hídricos no Estado e a temas mais pontuais inerentes ao Fortalecimento e Operacionalização dos Comitês. Participaram do evento representantes do órgão gestor de recursos hídricos de Santa Catarina, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, da Assembleia Legislativa e também de instituições locais. O Comitê da Bacia do Rio Urussanga participou do evento com representantes de sua Diretoria e Equipe Técnica.

Após a abertura do evento na tarde de terça-feira, dia 16, o Diretor de Recursos Hídricos de SC, Bruno Henrique Beilfuss, explanou sobre o estado atual de implementação dos instrumentos de gestão de recursos hídricos em Santa Catarina. Em seguida, o coordenador do Fórum Catarinense de Comitês de Bacias Hidrográficas e presidente do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, José Carlos Virtuoso, relatou as ações realizadas pelo Fórum desde o último encontro dos Comitês realizado no ano passado e expôs os anseios e desafios atuais dos Comitês. 

“Precisamos unir esforços com setores estratégicos e mostrar ao Governo de Santa Catarina e sociedade como um todo qual a posição dos comitês perante o panorama atual da gestão de recursos hídricos em nosso estado, pois a água, mais do que um tema de ordem ambiental, é sobretudo crucial ao desenvolvimento econômico do estado”, ressaltou o coordenador do Fórum, José Carlos Virtuoso. Depois das explanações a discussão foi aberta à plenária.  

O evento continuou durante a noite com o lançamento do livro “Bacias Hidrográficas” de autoria de Álvaro José Back, pesquisador da Estação Experimental de Urussanga. A bacia hidrográfica é considerada a unidade fundamental para estudos de recursos hídricos e de monitoramento, bem como desenvolvimento de projetos de recuperação e conservação dos recursos naturais. O livro traz revisões sobre a classificação de bacias hidrográficas e dos índices físicos usados para caracterizá-las e vem acompanhado do software HidroBacias, onde é possível realizar todos os cálculos descritos na publicação.

As experiências dos Comitês com os Planos de Bacia em elaboração e concluídos também foram apresentadas por representantes dos órgãos colegiados. Na manhã de quarta-feira, dia 17, as discussões continuaram com a elaboração de um documento oficial do evento: a “Carta de Campos Novos”. O Fórum Catarinense dos Comitês de Bacias Hidrográficas encerrou com um ato público na Praça Lauro Müller com o tema “Gestão Pública da Água em SC – Insegurança Hídrica”, com manifestação de lideranças, panfletagem, distribuição de água e ato religioso de consagração da água.

Fonte e colaboração: Comitê da Bacia do Rio Tijucas e Comitê da Bacia do Rio do Peixe



15 de jun. de 2015

Comitês de Bacias de SC discutem gestão efetiva dos recursos hídricos

Garantir que a gestão hídrica seja tratada de forma estratégica e assegurar o uso presente e futuro da água em Santa Catarina de forma sustentável são assuntos que serão debatidos durante o Fórum Catarinense dos Comitês de Bacias Hidrográficas nos dias 16 e 17 de junho, no Centro de Treinamento da Epagri em Campos Novos.

A programação consiste na apresentação de um panorama da Política de Recursos Hídricos no Estado, de ações dos Comitês Catarinenses, avaliação do contexto nacional e estadual e as perspectivas para Santa Catarina, troca de experiências sobre os Planos de Bacias em elaboração, concluídos e em implantação e um ato público.

O ato público “Gestão Pública da Água em SC - Insegurança Hídrica” acontecerá no dia 17 de junho, às 10 horas, na praça de Campos Novos, e será uma manifestação de lideranças com panfletagem, distribuição de água e ato ecumênico de consagração da água com a participação de todos os Comitês do Estado.

“A crise hídrica por que passam vários estados brasileiros pode ser considerada como um aviso inequívoco: sem gestão efetiva dos recursos hídricos, a segurança hídrica está seriamente ameaçada. Esta preocupação o Fórum Catarinense dos Comitês de Bacias Hidrográficas quer colocar na pauta atual das questões emergenciais de Santa Catarina. A escassez de água já é sentida em nosso Estado devido aos períodos de estiagem ou contaminação de muitos dos rios e águas subterrâneas por conta das atividades humanas e o papel do gerenciamento dos recursos hídricos é dos comitês. Contudo, falta efetividade governamental para que estes funcionem com eficiência e ajudem a tornar o processo satisfatório. Os comitês vêm buscando mobilizar a sociedade catarinense pela priorização da gestão da água”, ressalta o coordenador do Fórum Catarinense de Comitês de Bacias Hidrográficas e presidente do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, José Carlos Virtuoso.

Confira a programação:
16 de Junho de 2015
13:30 – Abertura  - Coordenação do Fórum;
14:00 – Panorama da Política de Recursos Hídricos no Estado de SC – Secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável – Dep. Carlos Chiodini;
15:00 – Ações dos Comitês do Estado de SC – Coordenador do Fórum Catarinense e Presidente do Comitê Urussanga – José Carlos Virtuoso;
15:30 – Avaliação do Contexto Nacional e Estadual e as Perspectivas para SC – Osman – Agência Nacional de Águas;
15:45 – Discussão plenária
17:00 – Coffe Break
17:30 - Ato Solene de Lançamento do Livro “Classificação e Características de Bacias Hidrográficas”.
19:00 – Experiência Comitês Planos de Bacias em Elaboração.
19:20 – Experiências Comitês Planos de Bacias Concluídos e em Implantação.
20:00 – Encerramento

17 de Junho de 2015
08:00 – Carta de Campos Novos;
10:00 – Ato Público – “Gestão Pública da Água em SC” – “Insegurança Hídrica”
12:00 – Almoço;

ATO PÚBLICO
Acontecerá na Praça: Manifestação de lideranças, panfletagem, distribuição de água, ato ecumênico de consagração da água;
Participação de todos os Comitês do Estado;