29 de ago. de 2014

Comitê apresenta projeto de desassoreamento a Defesa Civil de SC

O presidente do Comitê do Rio Urussanga, José Carlos Virtuoso, participou de uma reunião com o diretor de Projetos Especiais da Defesa Civil de Santa Catarina, Emerson Emerin, e profissionais do órgão no dia 28 de agosto com o intuito de apresentar o projeto de desassoreamento do Rio Urussanga. O secretário de Desenvolvimento Regional de Criciúma, João Fabris, o coordenador Regional da Defesa Civil de Criciúma, Rosinei da Silveira, e os técnicos do Iparq/Ipat Sérgio Galatto e Vilson Paganini Bellettini também acompanharam a reunião.

Na oportunidade foram discutidas estratégias para a apresentação do projeto no Ministério de Planejamento. "Algumas adequações sugeridas pelos profissionais também serão realizadas. Elas ajudarão a facilitar o trâmite do projeto em Brasília e a sua inclusão na pauta de projetos prioritários, visto que o valor previsto para a execução é na ordem de mais de R$ 60 milhões", explica Virtuoso.



22 de ago. de 2014

Projeto “Urussanga Vira Criança” apresenta bacia do Rio Urussanga à estudantes

Com o tema “Refletir sobre o passado para decidir no presente o futuro que queremos”, a segunda etapa do projeto “Urussanga Vira Criança”, desenvolvido pela Secretaria de Educação de Urussanga por meio do Centro Educacional e Profissional Lydio De Brida em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga, proporcionou saídas a campo para mais de 50 estudantes nesta semana.

O objetivo dos passeios, promovidas pelo Comitê do Rio Urussanga através do projeto “Minha escola, meu rio”, foi sensibilizar os jovens e despertar a conscientização sobre os recursos hídricos. Áreas preservadas e degradadas inseridas na bacia do Rio Urussanga foram apresentadas aos alunos pelo guia e geógrafo Rosemar De Nez.

O grupo conheceu diferentes pontos da bacia e percorreu um trajeto entre as comunidades de Rio Maior, Santana e Rio Carvão. As saídas a campo foram finalizadas no encontro do Rio Maior, de águas limpas, com o Rio Carvão, de águas ácidas, confluência na qual nasce o Rio Urussanga, nas proximidades do bairro Nova Itália. O percurso foi acompanhado pelos estudantes por meio de um mapa ilustrado da área de estudo, destacando as principais características da vegetação, do relevo, das águas, os aspectos econômicos, históricos e sociais presentes na bacia.







19 de ago. de 2014

Secretaria Executiva do Programa SC Rural do Litoral Sul Catarinense realiza primeira reunião do ano

A Secretaria Executiva Regional do Programa SC Rural do Litoral Sul Catarinense se reuniu pela primeira vez neste ano no dia 12 de agosto, no Parque Ecológico, em Maracajá, para análise de manifestações de interesse. Na oportunidade, o secretário executivo regional, Alberto Luiz Ávila, apresentou aos membros um balanço do apoio do Programa SC Rural à agroindústria familiar da região desde 2011. "O andamento dos trabalhos realizados diretamente com as organizações de agricultores familiares totaliza R$ 1,5 milhão de apoio em 11 projetos aprovados", explicou Ávila.

Durante o encontro os membros também analisaram duas manifestações de interesse solicitando apoio ao Programa SC Rural. As manifestações da Cooperativa Nova Esperança, de Maracajá, e da Associação de Moradores Tekoá Marangatu, de Imaruí, foram aprovadas pela secretaria e estão aptas para a elaboração de projetos. Conforme o secretário, mais de 60 negócios estão sendo organizados e legalizados na região do Litoral Sul Catarinense. Além disso, 80 propriedades estão sendo apoiadas com melhoria do sistema de produção. 


I Colóquio Sul Catarinense discute defesa e proteção civil

Com o intuito de debater sobre as conquistas e desafios da Lei 12.608/12 referente à proteção e defesa civil nos municípios, agentes de segurança pública, exército brasileiro, agentes estaduais e municipais de proteção e defesa civil, comitês de bacias hidrográficas e interessados participaram do I Colóquio Sul Catarinense de Defesa e Proteção Civil na sexta-feira, dia 15 de agosto, em Criciúma. A consultora do Programa SC Rural, Cenilda Mazzuco, Antonio Adiílio da Silveira da CASAN e Nilton Gonçalves da FUNDAC representaram o Comitê do Rio Urussanga no encontro.

O senador Cassildo Maldaner, relator da Lei 12.608/12, que instituiu a Política Nacional de Defesa Civil, acompanhou o evento. Entre as discussões foi ressaltada a importância e a necessidade da integração das políticas (defesa civil, meio ambiente, recursos hídricos, planos diretores, desenvolvimento regional e outras), bem como a organização e participação dos municípios para a efetivação das ações de proteção e defesa civil.



Comitês de Bacias Hidrográficas participam da Feira Agroponte

Os comitês das bacias hidrográficas dos rios Urussanga e Araranguá divulgaram suas atividades na Feira AgroPonte, realizada no Pavilhão José Ijair Conti, em Criciúma, entre os dias 13 e 17 de agosto. O evento contou com a participação de 130 expositores de máquinas, tratores, equipamentos, implementos rodoviários, agentes financeiros, insumos e incluiu 30 cooperativas da agricultura familiar e associações, representando mais de duas mil propriedades rurais do sul catarinense. 

Para a consultora técnica do Programa SC Rural, Cenilda Maria Mazzucco, que atua junto ao Comitê da Bacia do rio Urussanga, esta oportunidade de participação dos comitês auxiliou na divulgação das ações e buscou a integração com importantes setores usuários de água da agricultura, pecuária e agroindústria. Segundo a organização do evento, cerca de 60 mil pessoas visitaram a feira.  




12 de ago. de 2014

Projeto “Urussanga Vira Criança” conquista prêmio internacional

O projeto “Urussanga Vira Criança”, desenvolvido pelo Centro Educacional e Profissional Lydio De Brida em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga no ano passado, recebeu mais um prêmio de reconhecimento. Durante a 3ª Jornada das Escolas Criativas, realizada no Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) no sábado, dia 9 de agosto, em Orleans, o coordenador da Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC), Saturnino de la Torre, ministrou uma palestra e acompanhou a exposição das principais iniciativas inovadoras que, através de ações transformadoras, proporcionaram aos docentes o ensino de uma educação emancipatória.

O Centro Educacional e Profissional Lydio De Brida foi reconhecido pela Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC) Brasil, após uma avaliação do processo em Barcelona, na Espanha, e recebeu o título de “Escola Criativa” devido à realização do projeto “Urussanga Vira Criança” em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga, que proporcionou aos estudantes um amadurecimento político e ambiental. A consultora do Programa SC Rural que atua no Comitê, Cenilda Maria Mazzucco, e a coordenadora das atividades de educação ambiental do órgão colegiado, Rose Maria Adami, participaram da solenidade de entrega oficial do título. "Esta conquista também é motivo de orgulho para o Comitê do Rio Urussanga. Parabenizamos a equipe da escola Lydio De Brida pelo reconhecimento, que é fruto do empenho e da dedicação na execução do projeto, envolvendo professores, estudantes, gestores públicos e a comunidade", ressalta Cenilda.

Segundo a coordenadora pedagógica do Centro Educacional e Profissional Lydio De Brida, Cassilda Bez Fontana, os jovens viveram dias de aprendizado multidisciplinar por meio de uma iniciativa simples e de grande impacto. “O projeto proporcionou uma maior conscientização da responsabilidade da gestão pública aliada a sustentabilidade do meio em que eles estão inseridos”, frisa Cassilda. Neste ano, a Secretaria de Educação de Urussanga promoverá a segunda etapa do projeto com o tema “Refletir sobre o passado para decidir no presente o futuro que queremos”. Os professores envolvidos na ação foram capacitados no último mês pela coordenadora das atividades de educação ambiental do Comitê do Rio Urussanga com o intuito de aplicarem ações socioambientais no município a partir das reivindicações elaboradas pelos alunos na primeira edição do projeto.


7 de ago. de 2014

Prefeito de Içara discute instalação de empresa com diretoria do Comitê do Rio Urussanga

A Diretoria do Comitê do Rio Urussanga participou de uma reunião com o prefeito de Içara, Murialdo Gastaldon, no dia 1º de agosto, para discutir sobre a possibilidade de instalação da empresa TransGás. Na oportunidade, o chefe do Poder Executivo apresentou informações da indústria que produzirá fertilizantes a partir da utilização de carvão mineral da região. 

Após acompanhar a explanação do prefeito, o presidente do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, José Carlos Virtuoso, esclareceu que o papel do Comitê é trabalhar para o desenvolvimento territorial visando a segurança hídrica. “É louvável trazer a discussão para o Comitê e aos órgãos. Isso mostra a importância deles de fazerem a sua parte. Nós precisamos analisar todo o panorama e os impactos ambientais para nos posicionarmos", frisou José Carlos Virtuoso. 

O representante da comissão consultiva do Comitê, Hercílio Jair De Stefani, destacou a importância da gestão pública debater o assunto com toda a comunidade e estudar se a empresa promoverá impacto ambiental e degradação. O prefeito informou que continuará ouvindo a comunidade e aguardará a apresentação do projeto detalhado com mais informações. 


6 de ago. de 2014

Projeto capacita profissionais para a gestão da água

Representantes do Comitê da Bacia do Rio Urussanga participaram do curso “Gestão Social de Bacias Hidrográficas”, realizado no Campus da Universidade Federal de Santa Catarina, em Araranguá, entre os dias 30 de julho e 1º de agosto. Os geógrafos Rosemar De Nez e Rose Maria Adami e a consultora Cenilda Maria Mazzucco foram capacitados para uma atuação qualificada, mediadora e estratégica na bacia hidrográfica para o planejamento e gerenciamento dos recursos hídricos. Esta capacitação está inserida no projeto Tecnologias Sociais para a Gestão da Água (TSGA II), que conta com o comprometimento executivo da Universidade Federal de Santa Catarina, EPAGRI e EMBRAPA, com o patrocínio da PETROBRAS AMBIENTAL e sob a gestão financeira da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (FAPEU). O objetivo do projeto é contribuir para o uso sustentável da água, através do apoio à capacidade de gestão local de comunidades de bacias hidrográficas em Santa Catarina. Nos próximos meses, mais sete cursos na área de gestão da água serão oferecidos para a capacitação de profissionais.