16 de dez. de 2013

Comitê realiza última assembleia do ano de 2013

O Comitê da Bacia do Rio Urussanga realizou na segunda-feira, dia 9 de dezembro, a última Assembleia Geral Ordinária do ano, na sala de reuniões do Paraíso da Criança, em Urussanga. Na oportunidade, a Assembleia deliberou sobre a formação da Comissão de Acompanhamento Técnico do Projeto de Desassoreamento do Rio Urussanga. “Vamos solicitar a cada um dos dez municípios inseridos na bacia a indicação de um técnico para integrar a comissão. Outros quatro profissionais das áreas de geologia, hidrologia e geografia que atuam na região da bacia serão convidados para integrarem o grupo. Esta comissão apoiará a Câmara Técnica de Assessoramento do Comitê do Rio Urussanga”, explicou o presidente do Comitê do Rio Urussanga, José Carlos Virtuoso. No momento, o projeto se encontra em análise na FATMA para os licenciamentos ambientais solicitados pela SDR de Criciúma.

O representante da SDS/DRHI, Vinicius Tavares Constante, informou que o processo para a elaboração do Plano da Bacia do Rio Urussanga se encontra no setor de licitações, com previsão de definição da empresa responsável no final do primeiro semestre de 2014. Durante a assembleia, os representantes das entidades membros aprovaram o relatório de atividades desenvolvidas pelo Comitê do Rio Urussanga no ano de 2013. 

Para o próximo ano, os participantes da assembleia consentiram com um Plano de Atividades que consiste na mobilização e apoio ao cadastro de usuários de água da bacia, acompanhamento da elaboração do Plano de Bacia e do Projeto de Desassoreamento, realização de duas oficinas de Fortalecimento dos Membros do Comitê e de um curso de capacitação em recursos hídricos para professores e integrantes da bacia, promoção de palestras e visitas técnicas a lideranças nos municípios, realização do “Semestre da Água na bacia do Rio Urussanga” e de saídas a campo com 330 escolares e 20 educadores, realização do “I Seminário de Educação Ambiental na Bacia do Rio Urussanga” e do 2º Concurso Fotográfico na Bacia do Rio Urussanga: “De olho nos usos da água na bacia do rio Urussanga”, entre outros assuntos.

“O Comitê do Rio Urussanga foi exemplar. O trabalho foi direcionado de maneira certa e é um espelho para os outros Comitês”, ressaltou o representante da SDS/DRHI, Vinicius Tavares Constante. Em 2014, o Comitê do Rio Urussanga terá a Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) como nova entidade parceira do órgão para o repasse de recursos.



Documento elaborado em fórum será apresentado em 2014

O 1º Fórum de Desenvolvimento Territorial e Sustentabilidade na Bacia do Rio Urussanga realizado no dia 25 de novembro, na Unesc, desencadeou ampla discussão sobre possibilidades e perspectivas nas áreas de abrangência da bacia e contou com a participação de 141 pessoas. Durante o evento, o doutor em Geografia, Cláudio Antônio Di Mauro, discorreu sobre a “Sustentabilidade na Gestão de Recursos Hídricos e Gestão do Território” e solicitou aos participantes que fizessem um levantamento dos problemas que consideravam relevantes na bacia. 

Os principais problemas foram priorizados por ordem de importância sendo que o primeiro colocado foi a mineração, o segundo o poder econômico e político que ainda sobrepõem os interesses da preservação de recursos hídricos, o terceiro a ocupação inadequada e o quarto o saneamento ambiental. “As prioridades foram discutidas pela plenária com objetivo de elaborar um documento com proposições de fortalecimento da gestão dos recursos hídricos e território da bacia do rio Urussanga”, explica a Coordenadora de Educação Ambiental do Comitê, Rose Maria Adami. O documento será apresentado as entidades membros do Comitê na primeira Assembleia do próximo ano, no dia 10 de março.